Soluções para gerenciamento dos produtos RTA

Gerenciamento de Interface

Gerenciamento de Software e Interfaces

A família de produtos e soluções para gerenciamento contempla desde soluções para medição dos parâmetros elétricos, status , históricos de alarmes e comandos dos produtos RTA (software UPsilon e interface snmpagent), bem como podem gerenciar o ambiente da instalação (Netfeeler), como monitoração de imagens (ICAMview), ou controle remoto dos circuitos e tomadas (remote power manager).

A comunicação é através da rede ethernet, nos padrões atualizados de mercado, como IPV6 e GPSmodem,permitindo que os sistemas sejam acessados e enviem mensagens sem risco de segurança para as redes.Velocidade de resposta, confiabilidade, manutenção preventiva e preditiva são ganhos potenciais com o uso destas ferramentas.

Diferentes interfaces são ofertadas de acordo com a definição da solução.

As tecnologias de interfaceamento de nobreaks (UPS), inversores, carregadores, retificadores, e chaves estáticas, bem como painéis de distribuição e grupos motores geradores, devem oferecer um amplo leque de possibilidades de troca de informação, pois do contrário, não irão atender as demandas das empresas com ou em processo de automatização dos seus controles e indicadores.A frase “ não se controla o que não se mede”, também funciona para equipamentos de apoio, que não fazem parte do processo diretamente, mas devem garantir a máxima eficiência no fornecimento e continuidade da energia elétrica para missão critica.

Algumas interfaces padrão de mercado:

Contatos secos- a mais antiga, pratica e segura, sendo que quase a totalidade das redes e protocolos existentes no mercado admitem algum tipo de interfaceamento com sinais , que podem , entre outros, indicar:

  • Equipamento ok;
  • Defeito;
  • Bateria baixa;
  • Sobrecarga;
  • Sobretemperatura;
  • Bypass;
  • Falta de CA, anormalida na CA.

Gerenciamento de sistemas de energia esta geralmente associado aos seguintes objetivos:

  • Medir a exposição a risco do equipamento ou sistema em função da qualidade de energia ou do uso, por exemplos podemos citar a indicação de tensão baixa em certos períodos do processo;indicativos de sobrecargas ou desbalanceamento de cargas. Desta forma podemos efetuar ajustes e ações no sistema afim de evitar uma falha ou degradação no tempo;
  • Reduzir custos de manutenção preventiva/corretiva, através de relatórios e sets de alarmes. Por exemplo: aumento da temperatura ambiente, que pode desgastar aceleradamentes as baterias ou colocar o equipamento em modo proteção (bypass), ou até desliga-lo;regimes de cargas na lineares pulsantes, que podem gerar sobrecargas e desligamentos, etc;
  • Executar procedimentos automáticos via software e hardware, em função de ocorrências criticas, como faltas de rede, baterias descarregadas, testes periódicos e manutenção preventiva invasiva aos equipamentos.um bom exemplo é o shutdown ordenado em bancos de dados e sistemas de rede baseados em servidores, etc.

Foto do Produto

Interface RS232 / RS422 / RS485

Padrões de comunicação que na maioria das vezes demandam um software de controle instalado na estação ou rede que se quer gerenciar. Em desuso pela disponibilidade de tecnologias com maior facilidade de conexão.

Ethernet / TCPip / Snmp / Ethernet industrial

Vem se consolidando como a interface mais comum, devido a disseminação de redes, tanto em ambientes de TI, escritórios, como empresas. O gerenciamento pode ser implementado via web browser, ou software de gerenciamento proprietário, ou ainda um software de gerenciamento do processo, com sua respectiva NMS, e o uso de mibs e scripts específicos de execução de tarefas em função de eventos relacionados a energia.

Interfaces de protocolos industriais

Neste segmento podemos listar algumas de aplicação geral , e existem especificas que demandam mapas de memória e desenvolvimento customizado.As mais comuns são Modbus, Profibus, devicenet, fieldbus, DNP3.0 e etc

Whatsapp