O departamento de engenharia da RTA, após análise pormenorizada dos problemas junto à montadora FIAT  localizada na cidade de Betim – Minas Gerais e responsável por 30% da produção do Fiat Group Automobiles no mundo e a maior fábrica de automóveis do Grupo  Fiat S.p.A no Brasil e capacidade para produzir 800 mil veículos por ano, ou três carros por minuto, recomendou a instalação de Filtros Ativos de Harmônicas, visando reduzir drasticamente a distorção harmônica existente em suas linhas de prensas, além de obter uma melhorar significativamente no fator de potência.

FILTERON | Filtro Ativo – RTA

Case Fiat

1.  Principais etapas do projeto FIAT

  •  Análise dos problemas relacionados pelo cliente, que eram basicamente:
  • Baixo fator de potência da instalação, gerando multas por reativo, aquecimento de quadros elétricos e componentes como disjuntores.
  • Queima de banco de capacitores por ressonância derivada do conteúdo harmônico injetado na rede pelo processo produtivo local.
  • Queima de drivers de inversores de freqüência devido aos harmônicos presentes.
  • Incapacidade de funcionar a máxima carga devido a poluição harmônica injetada no sistema, gerando interrupção no funcionamento da linha de produção.

2. Para elaboração da solução seguimos o seguinte roteiro:

Levantamento dos  dados  sobre o regime de carga e as condições atuais, sem bancos de correção de fator de potência do sistema de prensas, visando  a correção do fator de potência para acima de 0,95 em regime randômico e dinâmico das cargas presentes, afim da eliminação de multas, e manter os níveis de distorção harmônica de corrente gerado pelas cargas dentro dos padrões internacionais IEEE519 e IEC60001.

Com base nos dados coletados foram dimensionados como solução os Filtros Ativos de Harmônicas.

3. A escolha  da utilização de filtros ativo

Utiliza-se o filtro ativo de banda larga para reduzir a distorção harmônica e melhorar o fator de potência na entrada da instalação ou próximo as cargas deformantes.

Um filtro ativo de banda larga é similar a um banco de fator de potência ideal, capaz de atender a variação dinâmica da carga, a ressonância e a alta dissipação térmica.

Basicamente o funcionamento é como um banco capacitivo puro sintonizado para qualquer harmônico presente.

O filtro ativo de banda larga é projetado para trabalhar na faixa de 0% a 100% de variação de carga.em cargas baixas  o conteúdo harmônico é menor em módulo, mesmo sendo maior que em valor.

FIAT_FILTERON

Quando existem distorções e baixo fator de potência nas formas de ondas das correntes não lineares que alimentam uma planta elétrica, devem-se usar filtros ativos para eliminar os problemas causados por estas cargas (regime  dinâmico) com harmônicos.

Os filtros tem por finalidade principal eliminar a circulação dos harmônicos pela instalação, e evitar a ressonância dos capacitores com o sistema elétrico, evitando-se a queima prematura dos mesmos, e das cargas alimentadas pelo sistema.

Utilizando-se os filtros, obtemos diminuição a queda de tensão em transformadores e cabos.

Ocorre também redução da variação de temperatura em transformadores e cabos e redução das perdas por aquecimento.

Aumento da vida útil dos equipamentos ligados à rede e redução dos custos de manutenção.

FIAT__FILTERON