VRLA, Estacionarias e Ventiladas

Baterias são os componentes mais importantes em sistemas de armazenagem de energia, como nobreak ups e sistemas CC com retificadores, carregadores de baterias.

Ainda que a maioria dos projetos das baterias sejam relativamente similares do ponto de vista eletroquímico, existem diversas tecnologias de construção, onde as variáveis como sua capacidade cíclica (tempo de vida), suportabilidade a temperatura e ciclagem podem variar. A quantidade de ciclos que elas irão fornecer está diretamente relacionada com a profundidade da descarga. Essa profundidade de descarga é função da efetiva amperagem-hora.

A RTA incorpora em suas soluções os mais diversos tipos de baterias, adequando seus produtos aos requisitos de máxima performance necessário a confiabilidade do sistema. A RTA fornece suporte e manutenção preditiva, preventiva e corretiva nos mais diferentes tipos de baterias e suas configurações.

Os principais tipo de baterias são:

  • AUTOMOTIVAS: São utilizadas em aplicações específicas
  • TRACIONÁRIAS: São utilizadas em aplicações específicas
  • ESTACIONÁRIAS: São baterias mais versáteis, há várias aplicações

TECNOLOGIA CHUMBO ÁCIDA:

  • VENTILADAS: Baterias cujos materiais ativos são o chumbo e seus compostos e o eletrólito é uma solução aquosa “livre” de ácido sulfúrico
  • VRLA: São baterias fechadas, que tem como princípio de funcionamento o ciclo do oxigênio, apresenta eletrólito imobilizado e dispõe de uma válvula reguladora para escape de gases, quando a pressão interna do acumulador exceder a um valor pré determinado.

As Baterias Chumbo Ácidas Reguladas por Válvula – VRLA utilizam a tecnologia de recombinação do oxigênio, são mais sensíveis que as baterias ventiladas e precisam de um gerenciamento de temperatura.

  • Eletrólito AGM: É a bateria, que apresenta o eletrólito, constituído por uma solução aquosa de ácido sulfúrico, absorvido no separador.
  • Eletrólito GEL: É a bateria, que apresenta o eletrólito imobilizado na forma de um gel, constituído por uma solução aquosa de ácido sulfúrico e uma matriz gelificante.

TECNOLOGIA ALCALINA:

  • VENTILADAS: Baterias cujos materiais ativos são o níquel cádmio e seus compostos e o eletrólito é uma solução “livre” de hidróxido de potássio (KOH).
  • VRLA: São baterias fechadas, que tem como princípio de funcionamento o ciclo do oxigênio, apresenta eletrólito imobilizado e dispõe de uma válvula reguladora para escape de gases, quando a pressão interna do acumulador exceder a um valor pré determinado.

As baterias são a única fonte de armazenagem de energia para diversas aplicações, tais como nobreak ups, retificadores CC e fontes alternativas de energia. Geralmente são caras, requerem manutenção e monitoração continua para garantir disponibilidade, sendo que os custos de mão de obra e deslocamento aumentam continuamente. A quantidade de ciclos que elas irão fornecer está diretamente relacionada com a profundidade da descarga. Essa profundidade de descarga é função da efetiva amperagem-hora. A vida da bateria também esta relacionada com a temperatura de exposição e qualidade do processo de recarga e descarga, obedecendo os limites dos fabricantes.

O fornecimento de bancos de bateria, contempla sempre a quantidade de elementos necessários para a tensão CC total, sendo que de acordo com a tecnologia selecionada, podem ser de 1,1V, 2V, 6V, 12V. Compatível com baterias VRLA, estacionarias chumbo cálcio estacionarias, VRLA, Gel OPZV, alcalinas níquel cádmio e de lítio.

As capacidades das baterias vão em geral de 7ah até milhares de ah, dependendo da tecnologia e do encapsulamento dos elementos.

Os elementos de proteção dos bancos podem ser chaves fusíveis blindadas ou não, disjuntores.

Podem agregar soluções de monitoramento como a linha Gerbatt.

Fotos do Produto

Como dimensionar:

– Definir o numero de elementos ou blocos de baterias;
– Definir a tensão de cada bateria;
– Definir o tipo de bateria e a conexão desejada;
– Definir o uso de acessórios complementares;
– Definir o invólucro, como gabinetes ou estante, customizadas ou padrões, com o tipo de pintura, proteções elétricas e mecânicas, etc.