Denominamos “Conversores Estáticos”, os circuitos elétricos que exploram as características de conduzirem corrente elétrica em apenas um sentido, bloqueando no outro. Os elementos que desempenham esta função são denominados de “Diodos” e “Tiristores“, os quais funcionam como chaves e o que estaremos  abordando aqui como  Circuitos  Retificadores . Os circuitos retificadores fazem a conversão de corrente Alternada (CA) em corrente contínua (CC). Para obtermos valores de tensões fixos, tanto na entrada quanto na saída do conversor estático podemos utilizar “Diodos Retificadores”, os quais são elementos não controlados, portanto denominados “retificadores não controlados”. Para obtermos a partir de uma tensão alternada uma tensão contínua de valor médio variável à carga com níveis que podem ir de um valor máximo até zero, utilizamos Tiristores (- SCR), retificadores controlados de silício, que são elementos controlados, isto é conseguido através do chamado controle de fase, ou seja, o controle do ângulo de Disparo (Ω). Veremos aqui diversos tipos de configurações em que eles são aplicados.   Quanto ao tipo de entrada os retificadores podem ser classificados como Monofásicos ou Trifásicos.

1- Retificação Monofásica (2 pulsos) Coluna retificadora Monofásica semi controlada (construída com 2 Tiristores , Dois diodos retificadores e 1 diodo freewheeling)

Este tipo de retificação se caracteriza por: Alta reflexão de harmônicos Filtro CC (L, C) Pesado

esquema_retificador

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2- Retificação Trifásica (3 pulsos) Coluna retificadora Trifásica semi controlada (construída com 3 Tiristores e três diodos)

Este tipo de retificação se caracteriza por Alta reflexão de harmônicos Filtro CC (L, C) Pesado

esquema_retificador_001

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3- Retificação  Trifásica (6 pulsos) Coluna retificadora Trifásica totalmente-controlada (construída com 6 Tiristores)

Este tipo de retificação se caracteriza por MÉDIA reflexão de harmônicos Filtro CC (L, C) Leve Este tipo de retificação é muito utilizado em APLICAÇÕES INDUSTRIAIS, em função de seus filtros de saída CC (L, C) serem mais simples e econômicos em relação aos circuitos retificadores semi controlados

 

esquema_retificador_002

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4- Retificação Trifásica (12 pulsos) Coluna retificadora Trifásica totalmente-controlada (construída com 12 Tiristores) Necessário utilização de transformador isolador (hexafásico), com primário fechado em estrela e secundário duplo em Delta. (CONEXÃO CA COMPLEXA) Necessário utilização de indutor balanceador (interligando as duas pontes de tiristores

Este tipo de retificação se caracteriza por BAIXA reflexão de harmônicos Filtro CC (L, C) Leve -Ideal para Altas Tensões CC e Altas correntes CC Este tipo de retificação não é muito utilizado, em função de suas conexões CA (transformadores, indutores balanceadores) tornarem economicamente mais caro o projeto e mais difícil de ser montado.

esquema_retificador_003