Logística Reversa

A logística reversa é instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos ou outra destinação.

A responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos é o “conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos.

A RTA conta com uma gestão de destinação final dos equipamentos, onde os passos de:

Recolhimento de equipamentos: não serão recolhidos pela RTA.
O cliente é orientado através do Termo de Destinação Final dos Equipamentos a encaminhar os equipamentos a RTA, e que esta disponível no site e na nota fiscal de venda.

Recolhimento de resíduos de manutenção eletroeletrônica: os resíduos gerados na manutenção dos equipamentos são retirados das dependências do cliente e trazidos pelo técnico para a RTA. Os componentes que forem considerados passíveis de reparo são encaminhados à fabrica, para conserto. Os componentes considerados inaproveitáveis (“lixo tecnológico”) são encaminhados pela RTA a destinação final, nos termos definidos a seguir.

Armazenamento
Os equipamentos e o lixo tecnológico permanecem nas dependências da RTA até o encaminhamento para a destinação final.

Transporte
Os equipamentos são transportados até a destinação final por empresa terceirizada homologada pela RTA.
Os resíduos de manutenção são recolhidos e transportados pelo técnico da RTA, das dependências do cliente até a RTA.

Tratamento
A empresa terceirizada e homologada pela RTA efetua a triagem e separação dos materiais, armazenando-os temporariamente até o encaminhamento dos mesmos para o destinatário final.

Destinação ou disposição final
A empresa terceirizada é a responsável pela destinação final dos mesmos.